Nós mulheres somos vaidosas mesmo não é?! Cuidados com o cabelo, corpo, maquiagem... Tudo dentro dos limites não faz mal a ninguém, né? Mas me diz uma coisa, você costuma maquiar muito os olhos?! Sempre lava bem o rosto antes de dormir?! Se a resposta foi SIM, meus parabéns! Mas se a resposta foi NÃO ou ÀS VEZES... Preste atenção na minha dica de hoje no Jornal da Clube:
* Lápis de olhos, rímel, delineador, sombras... O arsenal de beleza feminino, em contato direto com os olhos, muitas vezes, é responsável por irritações oculares, que variam de sensação de ardor, coceira persistente a reações alérgicas aos componentes químicos dos produtos. Conjuntivite também é uma queixa comum das usuárias de maquiagem.
* MAS, Como não adianta proibir o uso da maquiagem, como forma de prevenção, alguns cuidados devem ser observados em relação aos produtos que entram em contato com os olhos:
1º - Verificar a procedência, a qualidade da maquiagem e a data de validade;
2º - Observar se o rótulo tem a indicação de que o produto é hipoalergênico e se foi testado oftalmo e dermatologicamente, são maneiras de se precaver contra alguma complicação.
* O perigo de usar maquiagem velha é que ela s e torna um campo fértil para o crescimento de bactérias que podem causar problemas oculares.
* Além de não usar produtos vencidos, os médicos recomendam outro cuidado: não deixar que a maquiagem entre nos olhos, obstruindo as glândulas palpebrais. PORQUE: Quando isso ocorre, pode haver alguma alteração no pH da lágrima, que tem a função de defesa dos olhos. E a longo prazo, pode ocorrer uma mudança na flora da superfície ocular, o que tornará esta mulher muito mais vulnerável a infecções oculares;
* quem já apresenta sensibilidade nos olhos pode piorar a irritação ocular com o uso contínuo de maquiagem, agravando os casos de blefarite (inflamação comum e persistente das pálpebras). Estas mulheres devem optar pelo uso de produtos anti-alérgicos.
IMPORTANTE: Não compartilhar a maquiagem!
PORQUE: usar a maquiagem de outrem é aumentar o risco de contrair irritações e conjuntivites. Além do risco de transmissão de problemas oculares, doenças como herpes e clamídia podem passar de uma boca para a outra quando se divide o mesmo batom.
* Outra atitude que deve ser evitada é a de maquiar-se em movimento, no ônibus, no metrô ou no carro, por exemplo. PORQUE: Arranhar o olho com a embalagem do rímel é um trauma comum decorrente de maquiagem e pode causar infecções oculares, até mesmo uma úlcera de córnea.
COMO PROCEDER:
*Ao perceber alguma irritação nos olhos causada pelo uso da maquiagem, suspenda o uso dos produtos imediatamente.
* SEMPRE limpe bem os olhos antes de dormir.
ALERTA: só devem ser aplicados nas pálpebras produtos especificamente formulados para esta área dos olhos.
Cuidem-se meninas!
Bjos da Lê